Home / Aparecida de Goiânia

APARECIDA DE GOIÂNIA

Oficina de máscara leva animação para pacientes da pediatria do HMAP

Com cartolina, canetinha, cola e glíter, os pacientes do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) mostram suas habilidades na oficina de Carnaval que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 19, e criam suas próprias máscaras, com o auxílio dos profissionais de saúde. A atividade deixou as crianças à vontade para inventar e estimulou a interação, expondo a criatividade de maneira lúdica e divertida.

A oficina, que deu início as atividades de carnaval na pediatria do HMAP, além do significado terapêutico, provoca estímulos positivos e essenciais ao desenvolvimento desses pacientes.

Para a enfermeira Pryscilla Batista Pires, o momento de descontração é importante para as crianças interagirem e traz alegria para os pequenos. “Muitas crianças ficam internadas no hospital por muito tempo, e quando há uma ação como esta elas ficam mais felizes em ver algo diferente. Elas ficam mais dispostas, reagem melhor a medicação”, explicou.

A animação não é apenas da equipe médica da unidade, mas dos usuários do HMAP que registram a alegria em trabalhar nas oficinas. Segundo Kenia Maria, que acompanha a filha que está internada há três dias, a iniciativa melhora o ambiente hospitalar, as crianças ficam a vontade e brincam. “Estamos aqui no HMAP desde segunda e estou encantada com o atendimento. A oficina de máscaras foi muito interessante, pois tira a criança da tensão do quarto de hospital. Está aprovadíssimo é nota 10”, afirmou

A satisfação dos pacientes ao longo das atividades, em um ambiente propício, facilita a liberdade lúdica e constrói um novo olhar sobre a forma de abordagem do tratamento. De acordo com o coordenador da clínica pediátrica do HMAP, Bruno Fernandes, a oficina focou nas potencialidades que cada criança tem. A atividade dá atenção, não apenas sob a ótica médica de tratamento, mas humanizada que faz com que eles se sintam acolhidos pelo Hospital.

“O intuito da oficina é tirar por alguns instantes aquele desconforto da internação e rotinas de medicações, que deixam as crianças tristes e chorosas. Esse momento será muito importante para o tratamento delas, pois trará alegria e diversão, tirando aquela ideia de que hospital é um lugar ruim para ficar internado alguns dias. Destacamos também o atendimento humanizado no ambiente hospitalar” avaliou Bruno.

As máscaras confeccionadas vão ser expostas no mural da brinquedoteca.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias