Home / Aparecida de Goiânia

APARECIDA DE GOIÂNIA

Gustavo Mendanha apresenta o projeto Cidade Inteligente em encontro da Frente Nacional dos Prefeitos

O prefeito Gustavo Mendanha e o secretário municipal da Fazenda, André Rosa, participaram nesta terça-feira, 08, da 76ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O evento, que acontece neste ano em Salvador (BA) até sexta-feira, 11, conta com a presença de várias autoridades políticas e prefeitos(as) do país. O encontro anual discute nesses quatro dias temas municipalistas, como mobilidade, sustentabilidade, cidades inteligentes, habitação, pacto federativo, reformas tributária e previdenciária, democracia, saúde e educação pública.

“Nesse encontro discutimos assuntos que envolvem diretamente a gestão pública dos municípios. A definição de pautas a serem defendidas junto ao governo federal e a exposição de soluções urbanas para as cidades é de suma importância para nós prefeitos e prefeitas. Lidamos com situações em comum nas cidades que somos gestores e dessa forma podemos traçar metas de desenvolvimento a serem alcançadas”, afirmou Gustavo Mendanha, que é vice-presidente da FNP.

Durante a programação, o gestor municipal apresentou às autoridades presentes o Projeto Cidade Inteligente, que prospecta Aparecida para ser vitrine do país com investimentos tecnológicos para cidadãos inteligentes. Em fase de implementação, o projeto já ganhou três prêmios nacionais e um internacional.

"Apresentei o nosso projeto que tem como objetivo tornar Aparecida uma cidade inteligente, tecnológica e que visa transformar o futuro dos nossos cidadãos. Nossa cidade será modelo para outros municípios, sendo também referência em gestão pública inteligente e no uso de tecnologias para soluções urbanas. Tenho muito orgulho deste projeto”, frisou o prefeito ao fazer referência do Cidade Inteligente.

O prefeito ainda fez referência que esteve na China no mês passado em busca de conhecimento e investimento tecnológico para Aparecida. “Estamos preparando nossa cidade para entrar no hall de cidades que fazem uso da inovação tecnológica para o desenvolvimento de soluções urbanas inteligentes. Tecnologia não é apenas acesso à internet, é pensar o futuro da cidade com soluções inovadoras para potencializar a qualidade de vida das pessoas”. Gustavo esteve no país asiático a convite da Huawei Technologies Co. Ltd, que é uma das maiores fornecedoras de tecnologia do mundo.

Cidade Inteligente - O projeto prevê a implantação de uma rede de fibra ótica de alta velocidade e alta largura de banda larga em todos os prédios públicos municipais com custo operacional reduzido. O sistema ampliará a capacidade de comunicação interna entre os órgãos da administração pública, agilizando a realização de processos e atendimento ao cidadão.

O projeto consiste também na elaboração de ampliação de cursos profissionalizantes e de capacitação para diversas atividades produtivas, com foco no empreendedorismo, desenvolvimento de habilidades e outras competências.

O ‘Cidade Inteligente’ prevê ainda a criação de redes que irão possibilitar o acesso gratuito à internet em aparelhos públicos, criação de minigames educacionais e informacionais, ampliação do sistema de videomonitoramento da cidade com aumento do número de câmeras e adoção de softwares de reconhecimento facial.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias