Home / Aparecida de Goiânia

APARECIDA DE GOIÂNIA

Semana Nacional de Trânsito será marcada por atividades educativas em Aparecida

A marcha pela vida será a primeira ação da Semana, e será nesta quarta-feira, 18, às 8h

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA), realiza de 18 a 25 de setembro, uma mobilização na cidade em alusão a “Semana Nacional de Trânsito”. O principal objetivo da campanha é promover atividades para a conscientização da população sobre os cuidados necessários que tanto os pedestres quanto os condutores devem ter ao andar e trafegar pelas ruas e avenidas da cidade.

Durante a semana, agentes de trânsito vão realizar dezenas de atividades educativas e de prevenção a acidentes. “É importante conscientizar a nossa população sobre a responsabilidade que temos em construir um trânsito cada vez mais seguro, respeitando as leis, a sinalização das vias públicas e o direito de ir e vir de cada um”, frisou o secretário executivo de Mobilidade e Trânsito, Avelino Marinho.

Nesta quarta-feira, 18, às 8h, será realizada a primeira Marcha pela Vida de Aparecida de Goiânia. A marcha, que contará com a participação de centenas de pessoas, partirá da Avenida Independência, em frente ao Aparecida Shopping. Além da caminhada teremos Blitzes educativas, passeios ciclísticos.

Ao todo, 292.964 veículos são emplacados em Aparecida, segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Informações do órgão revelam que de janeiro a 13 de setembro deste ano, foram registradas cerca de 110 mil autuações diversas em Aparecida.

“A ideia da Semana Nacional de Trânsito, em Aparecida, é envolver diretamente a população nas ações e propor uma reflexão sobre a responsabilidade que cada um tem para a redução de imprudências, acidentes e mortes. Vamos alertar que todos devem fazer a sua parte, desde redobrar os cuidados ao dirigir, respeitar o limite de velocidade, o sinal vermelho, a faixa de pedestre e as sinalizações das vias públicas”, alerta o secretário.

FazBonitoAê! – A campanha será realizada a partir desta terça-feira, 17, nas redes sociais da Prefeitura de Aparecida, Instagram e Facebook, sobre temas relativos ao trânsito e quem trafega por ele. A ideia é conscientizar a população sobre a responsabilidade de “fazer bonito” nas ruas e avenidas de Aparecida, isto é, cumprir as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), respeitando o direito de ir e vir das pessoas, para que todos tenham um trânsito mais seguro, acessível e igualitário.

Mobilidade Urbana – Além de buscar a conscientização dos aparecidenses para um trânsito mais seguro, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio das secretarias de Infraestrutura e de Mobilidade executam diversas ações e obras que visam melhorar a mobilidade urbana na cidade. Entre elas está a implantação da faixa Frente Segura para melhor acomodar os motociclistas enquanto esperam no semáforo e a revitalização da sinalização de trânsito nas vias.

Temos ainda a Zona 50 na Avenida Independência, cuja fiscalização da velocidade começou no dia 11 de setembro, e visa reduzir a velocidade dos carros na avenida e com isso diminuir a incidência e probabilidade de acidentes. Também faz parte das ações de mobilidade a construção do viaduto vereador João Antônio Borges no cruzamento das Avenidas São Paulo, Rudá e Tapajós, onde circulam mais de 50 mil veículos por dia. O viaduto reduziu o tempo de deslocamento dos motoristas reduzindo o número de semáforos com o rebaixamento da Avenida São Paulo.

Outro destaque para a mobilidade foi a construção dos quatro eixos estruturantes interligando as regiões da cidade, facilitando o deslocamento da população. Eixo Norte Sul 1, com 13,5 quilômetros, liga a região leste, saindo do Jardim Bela Vista, passando pelo Jardim dos Buritis e Chácara São Pedro, até a Avenida Santana, no Setor Retiro do Bosque, sendo uma alternativa à BR-153; o Eixo Norte Sul 03, liga a região Central de Aparecida à Avenida São Paulo; Eixo Norte Sul 04, interliga a região da Vila Alzira, Jardim Mont Serrat ao Papillon Park e Anel Viário; e por fim, o Eixo Norte Sul 05, que é uma elipse, interliga os bairros Cardoso, Cidade Vera Cruz, Hilda e Helvécia.

Programação da Semana Nacional de Trânsito de Aparecida

– 18 de setembro de 2019 (quarta-feira) – 8h

1ª Marcha Pela Vida

Local: concentração em frente ao Aparecida Shopping, na Avenida Independência, até a Praça Matriz, no Centro de Aparecida.

Horário: 8h

– 19 de setembro de 2019 (quinta-feira) – 8h às 10h

Blitz educativa – conscientização aos condutores e entrega de informativos.

Local: em frente a Central de Distribuição de Encomendas dos Correios, na

Avenida São Paulo, Vila Brasília

Horário: 8h às 10h

– 20 de setembro de 2019 (sexta-feira) – 8h às 10h

Blitz educativa – conscientização aos condutores e entrega de informativos.

Local: concentração na Avenida Rio Verde, em frente a Aprovec, no Jardim Helvécia.

Horário: 8h às 10h

– 23 de setembro de 2019 (segunda-feira) – 19h

Passeio Ciclístico – como forma de conscientizar a população sobre a igualdade de direito também para o ciclista. O percurso será realizado nas ciclovias e ciclofaixas da cidade.

Local: largada em frente ao Aparecida Shopping, no Setor Serra Dourada, com final do percurso na Avenida Tropical, Jardim Tropical.

Horário: saída as 19h

– 25 de setembro de 2019 (quarta-feira) – 8h às 10h

Bltiz educativa – conscientização aos condutores e entrega de informativos.

Local: concentração na Avenida Igualdade, na área do antigo Cais do setor Garavelo

Horário: 8h às 10h

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias