Home / Aparecida de Goiânia

APARECIDA DE GOIÂNIA

Passeio ciclístico conscientiza população sobre prevenção de acidentes em Aparecida

Com objetivo de orientar a população sobre prevenção de lesões e mortes em acidentes envolvendo bicicletas, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA), realizou na noite desta segunda-feira, 23, um Passeio Ciclístico nas ciclovias e ciclofaixas do município. Mais de 200 ciclistas de diversos grupos de pedal percorreram cerca de 30 quilômetros, com ida e volta do Aparecida Shopping no setor Serra Dourada III até a Avenida Tropical do setor Jardim Tropical.

De acordo com o secretário executivo de Mobilidade e Trânsito, Avelino Marinho, o passeio faz parte do cronograma de ações da Semana Nacional de Trânsito e busca chamar a atenção da sociedade, destacando o papel e responsabilidade de toda a população na mobilidade urbana. “Queremos conscientizar o condutor, o pedestre e também o ciclista, da necessidade de um trânsito mais seguro para todos, com cada um fazendo a sua parte, exercendo sua cidadania, respeitando a sinalização e os espaços reservados para cada um. É preciso eliminar a imprudência, o desrespeito e outras infrações. Só assim teremos um trânsito com menos acidentes, mais seguro e tranquilo para toda a comunidade”, destacou.

Fábio dos Santos, de 44 anos, pedala 15 km todos os dias para ir ao trabalho e também participa dos grupos de ciclismo “Pirampeiros” e “Pedal do Limite”. Para ele, o respeito um com outro no trânsito é muito importante. “Muitos motoristas de carros, ônibus e caminhões não respeitam os motociclistas e ciclistas. Como também tem muitos ciclistas que não cumprem a sinalizações no trânsito e provocam acidentes, então é preciso que todos tomem consciência dos riscos e contribuam para um trânsito mais seguro”, comentou.

A Leila Alves Zeferim, 46 anos, levou o marido para pedalar. “Eu sou fisioterapeuta e entendo a importância de fazer atividades físicas, e pedalar é uma das que eu particularmente mais gosto, aproveitei e trouxe meu marido junto. Gostei muito dessa iniciativa pois nós ciclistas precisamos aprender a praticar da forma correta, respeitar as faixas, as placas de sinalização, pedalar sempre com atenção, utilizar os equipamentos certos de segurança, então é muito importante essa iniciativa do município”, disse.

Ciclovias e Ciclofaixas – O secretário de Trânsito ressaltou ainda que para atender os ciclistas que transitam em Aparecida de Goiânia, a Prefeitura está implantando 70 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em regiões diferentes do município. O projeto de mobilidade urbana passou por estudo técnico de engenharia e está sendo executado pelas secretarias de Infraestrutura e Mobilidade e Defesa Social, e tem como objetivo, propor aos condutores de veículos, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro e acessível nas ruas da cidade.

Entre os locais em que as ciclovias e ciclofaixas passam estão: 17 quilômetros de ciclofaixas interligam a Região Leste de Aparecida à Região Oeste, saindo da Avenida Santana no Polo Industrial vice-presidente José Alencar, passando pelo centro e bairros como Independência, Riviera e Cidade Livre, alcançando o Jardim Tropical, chegando no Terminal de Ônibus do Setor Garavelo.

Já como parte dos Eixos Estruturantes Norte-Sul, foram implantadas as ciclofaixas da Avenida São João e Eixo Norte-Sul 04, na Vila Alzira e Parque América, ligando a Avenida São Paulo ao Polo Empresarial Goiás e Anel Viário; e os 13 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas na Avenida Jataí (Eixo Norte-Sul 01), que liga toda a região Leste, partindo do Jardim Bela Vista na divisa com a capital, passando pelos bairros Jardim dos Buritis, Chácara São Pedro e chegando no Polo Industrial vice-presidente José Alencar.

Semana Nacional de Trânsito – A Semana Nacional de Trânsito deu início com uma caminhada, na última quarta-feira, 18, que reuniu centenas de pessoas e com blitz educativa nos dias 19 e 20 em pontos definidos estrategicamente. A programação seguiu ontem (23) com o passeio ciclístico e encerra nesta quarta-feira, 25, com mais uma blitz educativa, na Avenida Igualdade, na área do antigo Cais do setor Garavelo, às 8h.

Dia Municipal do Ciclista – Com objetivo de difundir o uso da bicicleta, tanto para lazer, exercício físico e meio de transporte, além de inteirar da importância do uso da bicicleta como prática saudável, sustentável e de grande colaboração para a preservação do meio ambiente, foi instituído no calendário oficial do município, o Dia Municipal do Ciclista. A Lei de nº 3500, foi sancionada no dia 09 de setembro. A data passará a ser comemorada anualmente, no dia 03 de junho, quando também é comemorado o Dia Internacional da Bicicleta. “Vai ser uma ótima oportunidade para promover campanhas, eventos educativos e esportivos, incentivando os usuários deste tipo de transporte da necessidade de observância às Leis de Trânsito”, pontuou o secretário Avelino Marinho.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias