Home / Aparecida de Goiânia

APARECIDA DE GOIÂNIA

SEMMA realiza projeto de “Ações Ambientais Integradas”

O município de Aparecida tem se tornado referência entre as gestões ambientalmente responsáveis do país. Prova disso é a realização do projeto “Ações Ambientais Integradas” pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Aparecida em parceria com a Superintendência de Defesa Civil e ONG´s. O projeto foi apresentado nesta sexta-feira, 09, no auditório da Associação Comercial e Industrial (Aciag) e tem como objetivo oferecer um cronograma de ações preventivas de proteção de áreas ambientais no município.

O prefeito Gustavo Mendanha esteve presente no encontro e explicou o formato do programa que conta com ações de recuperação, monitoramento e proteção de nascentes. Para isso, segundo o gestor, serão realizados trabalhos preventivos contra incêndios florestais e queimadas. “Temos de conscientizar a população a respeitar o meio ambiente, não jogar lixo em áreas verdes e nem em rios, pois além de nos ajudar no presente é um patrimônio que vamos deixar para o futuro”, salientou o gestor.

O secretário da SEMMA, Cláudio Everson, informou a importância do trabalho, já que estamos no período de seca, época em que os incêndios florestais acontecem com maior frequência. “Estamos aqui pra chamar para a reflexão sobre sobre queimadas e depredação das áreas verdes, e principalmente pra conscientizar e recuperar o que vem sendo perdido. Para isso vamos orientar os moradores das margens da área verde para que não façam, por exemplo, queimadas de lixos domésticos nas imediações, pois o vento pode levar as faíscas para grandes áreas e causar incêndios”, disse.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil, Juliano Cardoso, durante um ano a secretaria realizou um levantamento das áreas mais degradas e que passarão pelo processo de recuperação. "O levantamento nos mostrou tanto as áreas de domínio público e as particulares que necessitam de cuidados urgentes. Também será realizada a recuperação de oito córregos que estão secando, dentre eles o Santo Antônio que é maior em extensão do município", finalizou.

Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito Veter Martins, os vereadores Rosildo (PP), Isaac Martins (PR), Elias Júnior (PDT), Hilário Giacomet (PSB), Araújo (PPS), Manoel Nascimento (DEM) e Arnaldo Leite (MDB). A audiência pública contou ainda com a participação de representantes da Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros e secretários do município.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias