Home / Aparecida de Goiânia

APARECIDA DE GOIÂNIA

Projeto Cidade Inteligente é destaque em revista nacional de tecnologia

Aparecida é referência em projeto de inovação e soluções urbanas inteligentes, diz RNTI

Destaque na capa da Revista Nacional da Tecnologia da Informação (RNTI) com a manchete “Gestões inteligentes: as cidades do futuro começam no presente”, o projeto Cidade Inteligente, da Prefeitura de Aparecida de Goiânia visa tornar o município mais conectado. Em fase de execução, com investimentos iniciais no valor de R$ 55 milhões, o projeto, marca, segundo o prefeito Gustavo Mendanha, um novo modelo de governança.

Por conta deste projeto, que já ganhou prêmios nacionais e internacionais, Gustavo é descrito na revista como gestor jovem, moderno e que pretende revolucionar os serviços públicos de Aparecida superando capitais, como Recife, São Paulo e Belo Horizonte. Aparecida é mencionada como “A cidade que está investindo em tecnologia e inovação para impulsar o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida”, diz a revista.

A revista ressalta também que Gustavo Mendanha tem se destacado como gestor público ao idealizar projetos que resultam em investimentos na área de tecnologia com foco no desenvolvimento da cidade. Aparecida ganhou destaque na capa da revista porque Aparecida é exemplo em gestão pública aplicada na realidade, sendo o maior case prático em projeto tecnológico. A afirmação é do diretor executivo da Tecno-IT, Ibrahin Mathias Boufleur, que veio a sede da Prefeitura de Aparecida trazer o exemplar da revista para o gestor municipal.

Em entrevista a RNTI, Gustavo Mendanha conta como surgiu inspiração para tornar Aparecida uma cidade inteligente. “Das viagens que fiz, conheci vários países com tecnologia de ponta. Após ser eleito prefeito, fui em uma feira de Smart Cities em Barcelona e vi muitas soluções inteligentes para as cidades. E eu quis trazer para Aparecida esse tipo de tecnologia, porque acho que isso vai transformar e facilitar a vida das pessoas no futuro”, destacou o prefeito.

A ideia, segundo ele, é integrar todos os setores da administração e da sociedade, permitindo maior controle e melhoria na tomada de decisões. “Com o projeto, vamos facilitar a vida das pessoas em vários níveis”, disse o prefeito à revista. Gustavo ainda acrescenta que o projeto é ousado.

“Queremos nos tornar a cidade das startups, que realmente sonha e pensa a modernidade e o futuro. E não é apenas internet, é um investimento que irá mudar toda a concepção das pessoas em relação a gestão pública, criando um novo modelo de governança, que será ao mesmo tempo inteligente e conectado com as reais necessidades do cidadão”, destacou.

RNTI

Com circulação em 22 estados brasileiros, a Revista Nacional de Tecnologia da Informação possui reconhecimento das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro). Com conteúdo focado em tecnologia e inovação, a revista é voltada para o público alvo qualificado, com reportagens e conteúdo informativo voltado para o setor de tecnologia avançada para o desenvolvimento das cidades.

Cidade Inteligente –

Cidade Digital – O projeto já está em fase de execução e busca realizar ações eficazes na construção de uma cidade conectada, universalizando todos os setores da administração pública e da sociedade, resultando em uma maior eficiência da gestão pública e melhor prestação de serviço de Educação, Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Serviço Social, Trabalho e Renda, gerando desenvolvimento econômico e social para o município.

A fase inicial do Cidade Digital em Aparecida abrange 4 ações principais: a instalação de 540 km de fibra óptica, a ampliação do videomonitoramento da cidade com aquisição de 600 câmeras com olhos de águia com reconhecimento facial e de placas, implantação de 200 pontos de acesso livre e gratuito à Internet, e contratação de um data center próprio para o controle de gastos públicos. O investimento será de R$ 56 milhões. O objetivo é desenvolver serviços inteligentes que correspondam todas as necessidades de Aparecida.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias