Home / Anápolis

ANÁPOLIS

Anápolis em alerta contra Covid-19; entenda o que muda

Na última quinta-feira (18), o prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP), afirmou durante uma coletiva de imprensa que devido a situação da pandemia, o município está em o grau moderado da matriz de risco, a partir desta segunda-feira (22).

De acordo com a gestão municipal, o objetivo da prefeitura é salvar vidas. Diante deste cenário o prefeito afirmou que reabrirá a unidade de saúde do Leblon e estabeleceu 11 protocolos que orientam como cada segmento comercial deve realizar suas atividades.

Em prevenção à um possível colapso no sistema de saúde, os novos protocolos para prevenção à Covid-19 mudam algumas regras vigentes. Na ocasião, Roberto Naves ainda destacou que os leitos exclusivos para atendimento ao coronavírus de Anápolis estão com mais de 50% de ocupação.

As medidas são válidas por um período de 15 dias, podendo ser prorrogado de acordo com a situação da pandemia na cidade.

Entenda como a nova matriz impacta em cada categoria

O comércio não essencial será o mais restringido com as novas mudanças e terá os horários reduzidos. Os lojistas deste segmento só poderão abrir as portas de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. Fica restrito o funcionamento aos finais de semana e feriados.

As escolas e creches municipais continuarão no sistema de ensino online por decisão da Secretaria Municipal de Educação até que todos os professores sejam vacinados e as instituições particulares podem funcionar com 30% da capacidade total.

Já os shoppings, ficam com funcionamento estabelecido apenas de segunda à sexta-feira, com lotação máxima de 500 pessoas e o horário de 12h às 20h. Para as feiras livres ficou estabelecido o rodízio, conforme determinação do órgão competente.

Redução de pessoas

Outra mudança, diz respeito ao horário de funcionamento dos serviços de alimentação, que podiam abrir até a meia-noite e agora passam a funcionar somente até as 22 horas, com redução de 50% para 30% da capacidade máxima de clientes. Após o horário estabelecido podem operar em sistema delivery e drive-thru.

Por sua vez, os templos religiosos também devem reduzir de 50% para 30% da capacidade máxima de pessoas. Eventos privados como casamentos e batizados, devem ser comunicados à Vigilância Sanitária e podem conter no máximo 50 pessoas.

O mesmo se aplica à eventos públicos, como congressos, reuniões e similares.

Tolerância zero

Roberto foi enfático durante a conversa com a imprensa, “estamos mais uma vez em uma curva crescente”. Para o prefeito, todos devem ser responsáveis para reverter a situação. Na cidade ao todo 472 pessoas perderam a vida por causa da Covid-19.

Ficam proibidos o uso de brinquedos, academias ao ar livre, parquinhos e espaços esportivos em parques e praças de Anápolis.

Boates, danceterias e similares não poderão funcionar. Assim como ficam proibidas casas de espetáculo, cinemas e teatros. Bem como as galerias de arte, museus e bibliotecas não terão abertura permitida ao público.

O transporte público de Anápolis também sofre alteração e volta a poder transportar apenas passageiros sentados, sem lotação para evitar aglomerações.

Os serviços essenciais como farmácias, supermercados, postos de combustível e hospitais podem funcionar normalmente segundo os protocolos. Seguem funcionando normalmente também os bancos, lotéricas, correios e demais atividades essenciais e de manutenção da vida.

Comerciantes de Anápolis temem a falência

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Anápolis (CDL), Wilmar Carvalho, afirmou em entrevista à TV Anhanguera, que a grande preocupação é com uma possível prorrogação destas medidas atuais.

“Esperávamos que na edição desse novo decreto em risco moderado o executivo mudasse o horário de funcionamento do comércio deixando das 8h às 18h. Se prorrogar os micros e pequenos empresários não vão sobreviver nessa pandemia”, disse.

Comerciantes locais fizeram um apelo durante a transmissão, “nós dependemos disso para sobreviver”. Uma proprietária de uma loja de móveis afirmou que precisou demitir dois funcionários no ano passado devido às restrições. “Horários de restrição prejudicam muito”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias