Home / Anápolis

ANÁPOLIS

Centro de Empreendedorismo amplia produtividade em Anápolis

Para oportunizar uma conexão direta e objetiva de ciência, pesquisa e desenvolvimento tecnológico com canais fluidos e sistematizados de distribuição, o moderno Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEITec) foi inaugurado, no último sábado, 8, pela Prefeitura de Anápolis. O complexo, localizado no Parque Ipiranga, vai oferecer estrutura e suporte para abertura e atração de empresas, startups, aceleradoras de empresas, centros de inovação das instituições universitárias, capacitação profissional e políticas de incentivo à tecnologia e inovação.

Durante a solenidade de inauguração, que contou com a presença de importantes autoridades, o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, ressaltou que o município mostra, com a criação do CEITec, que é possível transformar problemas em soluções. “Trata-se de um prédio abandonado, que agora será utilizado para retomar a economia da nossa cidade, prejudicada pela pandemia do novo coronavírus”, disse.

Para Naves, Anápolis cria a partir de agora um novo ciclo de desenvolvimento tecnológico. “Vamos promover a integração do poder público, instituições de ensino e setor produtivo para trabalharem juntos em prol de soluções inovadoras e tecnológicas que atendam todos os segmentos da sociedade”, destacou o prefeito, garantindo que o projeto vai tornar o município referência em tecnologia.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Anastácios Apostolos, observa que não se trata apenas do lançamento de um prédio. “Estamos plantando uma semente muito especial, lançando um quarto ramo para a economia, que é do conhecimento. Esse projeto vai gerar emprego e renda para o município”, afirmou.

Idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia) e o Comitê da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás (Comdefesa), o CEITec passa a abrigar, a partir de agora, a maioria dos serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – como a Fábrica do Empreendedor (da abertura do CNPJ a consultorias e linhas de créditos). "Lá, as portas também estão abertas para o desenvolvimento de startups e empresas juniores de faculdades. O centro também tem como missão atrair pesquisadores e empresas de base tecnológica. Isso servirá para posicionar Anápolis como um município estratégico para atração de novos investimentos e inovação", falou.

Para Anastácios, o município dispõe de todas as características necessárias ao modelo econômico conhecido como triple hélice, que consiste na integração entre governo, universidades e empresas. “Anápolis é uma cidade que possui 20 mil universitários, o maior polo industrial do Centro-Oeste e um poder público comprometido com o desenvolvimento da cidade, ou seja, temos aqui o ambiente propício para a tríplice hélice”, ressalta.

Representando o Comdefesa, Sóstenes Arruda também destacou a envergadura do projeto. “No CEITec todo conhecimento será de direcionado para promover a cultura da inovação e do empreendedorismo, principalmente para produção e comercialização de serviços, produtos e processos tecnológicos de alta qualidade. Tudo isso com foco na especialização inteligente de Anápolis e da região”, falou.

Em nome dos empresários e comerciantes, Álvaro Otávio, presidente da Acia, enfatizou a importância da parceria que envolve o setor produtivo, o poder público, a comunidade acadêmica e a sociedade. “O CEITec vai germinar em Anápolis um ecossistema de evolução que vai criar um ciclo de prosperidade e desenvolvimento”, completou.

A cerimônia de inauguração também contou com a presença do vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido, do presidente da Goinfra, Pedro Salles, do General de Divisão, do Ministério da Defesa, Luis Antônio Duizit Brito, dos deputados federais Major Vitor Hugo e Adriano do Baldy, dos deputados estaduais Hamilton Filho e Coronel Adailton, dos vereadores Gustavo Cruvinel e Wederson Lopes, por Goiânia e Anápolis, respectivamente.

Os reitores da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Valter Campos, e da UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel, também estiveram presentes. Os deputados federais José Mário Schreiner e Francisco Jr., e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Sandro Mabel, participaram virtualmente da solenidade.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias