Home / Anápolis

ANÁPOLIS

Nova quarentena em Anápolis seguirá medidas diferentes do Decreto Estadual

Na última quarta-feira (1), o prefeito Roberto Naves (PP) explicou durante uma entrevista coletiva como serão as novas regras para o funcionamento do comércio e a fiscalização da volta da quarentena na cidade. As novas normas sanitárias entram em vigor hoje (03) e as punições na segunda-feira (06).

O Decreto Municipal foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM) nesta sexta-feira (03). Entretanto o prefeito salientou que caso não sejam respeitadas as normas do “isolamento social intermediário”, ações mais restritivas serão tomadas.

Roberto Naves se reuniu com os representantes responsáveis pela pesquisa de projeção do avanço da Covid-19 da Universidade Federal de Goiás (UFG), com cientistas da Fundação Oswaldo Cruz e com a equipe epidemiológica do município na última semana. Segundo o gestor municipal, a partir destas reuniões ele buscou determinar quais atitudes seriam adotadas na cidade.

Devido à taxa de ocupação dos leitos de UTI ultrapassarem os 25%, conforme o sistema de matriz de risco o município sofreu a mudança de status de grau leve para moderado, o que influencia diretamente na regulamentação da volta da quarentena.

Dentre as mudanças, a que mais têm provocado repercussões na cidade é a que estabelece que bares e disk-cervejas só podem funcionar por delivery já que o sistema de retirada de mercadoria no local foi liberado apenas para os restaurantes, lanchonetes e similares.

Além disso, os comércios do centro da cidade e imediações irão funcionar por revezamento de horário (manhã/tarde), para evitar a aglomeração de pessoas; as feiras livres seguirão revezamento e as indústrias funcionarão por rodízio, escala de 12×36 ou dias alternados.

Uma multa no valor de R$5 mil será executada para aqueles que descumprirem as regras do decreto, o valor será vinculado à matrícula do imóvel seja ele residencial ou comercial.

Outra novidade é que entre às 22 horas das sextas-feiras até às 5 horas das segundas, poderão estar abertos no município somente os comércios de atividades essenciais como os supermercado e as farmácias.

Uso de máscaras

De acordo com decreto estadual publicado no dia 20 de abril o uso de máscara passou a ser obrigatório em todos os locais públicos e privados de Goiás. No entanto, o prefeito Roberto Naves decidiu manter em caráter apenas orientativo o uso de máscaras na cidade.

Para ele, “não adianta se criar uma multa e as pessoas não terem condições de pagar”. Roberto Naves afirmou ainda que não há previsão de uma medida que imponha multa para quem for flagrado sem máscara em Anápolis.

Protestos

Proprietários de bares e restaurantes de Anápolis organizaram uma manifestação para esta sexta-feira (03). De acordo com a Associação dos Bares e Restaurantes de Anápolis (ABRA), os estabelecimentos que pertencem à segmentação não são fontes de propagação de Covid-19.

Representantes do ABRA defendem que todas as recomendações e normas sanitárias estão sendo seguidas e que o fechamento às 22 horas e a proibição de abrir nos fins de semana estabelecidos pelo novo decreto é para eles ”uma sentença de morte”.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias