Home / Anápolis

ANÁPOLIS

Testagem em massa começa amanhã em Anápolis

Na próxima quarta-feira (27), serão realizados 900 testes de detecção do Covid-19 em Anápolis. A ação será conduzida pela Coordenação Estadual do Inquérito com membros da Superintendência de Vigilância em Saúde e terá o acompanhamento do Ministério Público do Estado de Goiás. O intuito é fazer um levantamento sobre a situação do coronavírus na cidade.

De acordo com o portal da Prefeitura a testagem em massa visa descobrir a quantidade aproximada de assintomáticos que já tiveram a doença no município.  Esse levantamento será realizado com inquérito de soroprevalência proposto pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios do país.

“A cidade foi dividida em duas regiões para a testagem. Tudo foi definido de modo aleatório, por quadras”, explica a gerente epidemiológica do município, Mirlene Garcia. A realização dos testes será feita por 43 enfermeiros que foram treinados para fazê-lo, eles irão às residências selecionadas e caso haja interesse dos moradores em participar o teste será aplicado em um dos membros que tenha mais de cinco anos.

Mirlene Garcia explica que caso os moradores da residência escolhida não queiram participar, os enfermeiros seguirão, pulando uma casa. “Esse levantamento vai nos ajudar com informações precisas sobre a evolução do vírus na cidade e traçar novas estratégias de controle e enfrentamento”, aponta a gerente epidemiológica.

A Secretaria Municipal de Saúde irá disponibilizar a lista com o nome dos enfermeiros pelos canais ZAP da Saúde e 156 para que os moradores possam confirmar o nome dos profissionais. Os resultados serão entregues posteriormente pela equipe, após análise feita pelo Laboratório Central de Anápolis (Lacema).

Outras cidades de Goiás que também farão a testagem em massa são Goianésia, Itumbiara, Luziânia, Rio Verde e Valparaíso.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias