Home / Agricultura

Alego

Batista Custódio recebe comenda por defesa da causa ambiental

Fundador dos jornais ‘Cinco de Março’ e Diário da Manhã ganha Washington Novaes ao lado de outras 31 personalidades

Anos de ambientalismo reconhecido: jornalista realiza trabalho educativo nas páginas DM e é preservacionista convicto Anos de ambientalismo reconhecido: jornalista realiza trabalho educativo nas páginas DM e é preservacionista convicto

O jornalista Batista Custódio foi homenageado na noite desta terça-feira, 4, em sessão solene, no Plenário Iris Rezende, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Ele recebeu, juntamente com mais 31 nomes, a comenda Washington Novaes por ações em prol da sustentabilidade, proteção e preservação do meio ambiente.

Fundador dos jornais “Cinco de Março” e Diário da Manhã, Batista recebeu a comenda devido ao trabalho educativo do DM e pela militância preservacionista, como criador da Área de Preservação Ambiental (APA) do Encantado. O local preserva mais de 10.500 hectares de mata e Cerrado na nascente do Araguaia e Baliza.

Na solenidade, a esposa do jornalista, Marly Vieira de Almeida, e seu filho, João do Sonho, ganharam a comenda representando Batista Custódio, que não pôde comparecer à cerimônia. “A natureza agradece a esta homenagem e nós, amantes dela, ficamos muito felizes por ver tanta gente unida no mesmo propósito e, principalmente, gente que pode e tem condições para fazer leis que realmente protejam a nossa terra com todas as suas belezas naturais”, afirma Marly Vieira de Almeida, no evento.

Sessão solene

A homenagem é fruto de um projeto de resolução do deputado estadual Antônio Gomide (PT) e será entregue todo mês na Assembleia Legislativa. Em sua fala, na abertura, Gomide ressaltou o porquê da escolha do nome do jornalista e ambientalista Washington Novaes para nomear a comenda e as lutas dos escolhidos para receber a honraria.

“A vida é preciosa e nós precisamos celebrá-la em todos os momentos. É esse o motivo dessa solenidade: homenagear aqueles que defendem a vida. Essa Casa escolheu com muita sabedoria o nome do jornalista Washington Novaes para honrar os defensores do meio ambiente com a comenda que leva o seu nome”, diz o parlamentar.

Antes da fala de Gomide, a abertura da solenidade, que foi comandada pelo presidente da Alego, Bruno Peixoto, contou com a participação da Banda da Polícia Militar, que interpretou o Hino Nacional. Teve ainda apresentações da Orquestra dos Violeiros do Estado de Goiás e da dupla Olavo Teles e Pedro Vaz, violeiros reconhecidos em Goiás.

Na mesa diretiva estavam nomes como a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, representando o governador Ronaldo Caiado (UB); o desembargador Delintro Belo de Almeida Filho, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Carlos Alberto França; o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Mauro Oliveira Pires, representando a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

Também marcaram presença na solenidade os parlamentare Rosângela Rezende (Agir), Mauro Rubem (PT), Cairo Salim (PSD), Coronel Adailton (Solidariedade) e os vereadores por Goiânia, Henrique Alves (MDB), e por Iporá, Viviane Specian (PT).

Reconhecidos

Além de Batista, compõem a lista de homenageados outras personalidades de Goiás e do Brasil, dentre elas o delegado Luziano Severino, da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema); Jaime Câmara Júnior, presidente do Grupo Jaime Câmara, o ex-secretário do Meio Ambiente, Osmar Pires, criador dos parques Vaca Brava, Areião e Jardim Botânico; o ex-prefeito Pedro Wilson, idealizador do Parque Macambira Anicuns (PUAMA); e Urissapá Tabata Kuikuro (in memorian), líder do povo Kuikuro, que foi retratado no documentário “Xingu - A Terra Ameaçada”, lançado nos anos 1980.

Marina Silva, também estava na lista de homenageados, porém não pôde comparecer à cerimônia em função de audiência convocada pela Comissão de Minas e Energia na Câmara dos Deputados. No entanto, não deixará de receber a honraria. Ela enviou um comunicado à Alego para que a entrega de seu tributo seja realizada em uma nova solenidade, prevista para o dia 17 de agosto, às 17h. O pedido foi aceito pela casa.

Batista é incansável defensor do meio ambiente

Nascido na Fazenda Paraíso, na cidade de Caiapônia (GO), o jornalista Batista Custódio levou sempre consigo a missão de preservar o meio ambiente. Na década de 1970, por exemplo, denunciou no jornal “Cinco de Março” a grilagem internacional de Terras brasileiras, que lhe rendeu perseguição política e oito meses de prisão no cárcere do D.I.

Na região do Vale do Encantado, em Baliza, plantou milhares de mudas garantindo a preservação de espécies que outrora estavam ameaçadas. Também mobilizou as forças para a criação da Lei Estadual Nº 14.386 de 2003, a Área de Proteção Ambiental do Encantado.

Por lá, inclusive, lutou pela proteção - com unhas e dentes - contra ameaças ambientais. Tanto que, hoje, na área, é possível ver diversidade de animais silvestres, além de milhares de espécies de pássaros. Foram replantadas espécies que já estavam rareando, como cajueiro, pequizeiro, jatobá, gabiroba e coqueiro.

Defesa do Cerrado

O nome da comenda refere-se ao renomado jornalista ambiental Washington Novaes, com destaque internacional em relação à defesa do Cerrado, da Amazônia e dos povos originários. Ele faleceu em agosto de 2020, aos 86 anos, vítima de câncer.

Nos anos 1980, Novaes trabalhou no jornal Diário da Manhã. Também teve passagem por “O Popular” e atuou em jornais fora do estado, como “Folha de S. Paulo”, “O Estado de São Paulo”, “Jornal do Brasil”, dentre outros. Na televisão, editou o “Jornal Nacional”, da Rede Globo. Comentou nos telejornais das redes Bandeirantes e Manchete, além do programa “Globo Ecologia”.

Na década de 1980, conviveu com povos indígenas do alto Xingu, o que gerou a série documental “Xingu, a Terra Mágica”, o diário “Xingu, uma Flecha no Coração” e, vinte anos anos depois, “Xingu, a Terra Ameaçada”. Suas premiadas reportagens sobre o meio ambiente lhe renderam o Esso especial de Ecologia e Meio Ambiente (1992) e o Professor Azevedo Netto (2004).

Veja quem foram os homenageados

Andrea Vulcanis (secretária da Semad)

Lucas Calil (deputado e vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos)

Virgínia Augusta da Costa Novaes (jornalista e viúva de Washington Novaes)

Aderson Liberato Gouvea (prefeito da cidade de Goiás)

Alice de Almeida Freire (titular da 7ª Promotoria de Justiça de Goiânia)

Álvaro Fernando de Angelis (coordenador do movimento SOS Chapada dos Veadeiros)

Altair Sales Barbosa (fundador do Instituto do Trópico Subúmido da PUC-GO e um dos principais pesquisadores sobre o Cerrado goiano) – representado por Pedro da Costa Novaes

André Luiz Monteiro da Silva (escritor e autor do livro “Parque das Emas – no coração do Cerrado)

Batista Custódio (fundador dos jornais Cinco de Março e Diário da Manhã) – representado pela esposa Marly Vieira de Almeida

Celene Cunha(professora titular na UFG no Instituto de Estudos Socioambientais) – representada pelo professor Dr. Marco Haddad

Elaine Barbosa da Silva (coordenadora do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da UFG)

Emiliano Lobo de Godoi (professor da UFG, docente de matérias voltadas para preservação dos recursos naturais)

Francisco Alessandro Fernandes (prefeito de Corumbá de Goiás)

Siron Franco (artista plástico) – representado pela filha Ísis Franco

Jaime Câmara Júnior (presidente do Grupo Jaime Câmara)

Humberto Aidar (ex-deputado, conselheiro do TCM-GO) – representado por seu irmão, Antônio Aidar

José Iramar Araújo de Sousa (presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Ordem e Progresso)

Laerte Guimarães Ferreira Júnior (diretor de programas e bolsas no país)

Luan Deodato Machado Alves (presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente)

Luiz Fernandes de Araújo Júnior (engenheiro agrônomo)

Luziano Severino de Carvalho (delegado titular da Delegacia Estadual de Repressão à Crimes contra o Meio Ambiente)

Luiz Roberto Botosso Júnior (ambientalista)

Maria de Lourdes dos Anjos Pereira (advogada e ambientalista)

Maurício José Nardini (procurador de Justiça)

Mauro Oliveira Pires (presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação)

Maxwel Maciel Rosa (secretário Municipal de Meio Ambiente de Carmo do Rio Verde)

Osmar Pires Martins Júnior (criador do Parque Areião, Vaca Brava e ex-secretário de Meio Ambiente)

Pedro Wilson Guimarães (ex-prefeito de Goiânia e criador do Parque Macambira-Anicuns e ex-secretário de Meio Ambiente

Rafael Saddi Teixeira (professor e coordenador da Aceleradora Social da UFG)

Rodrigo Borges Santana (secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura da Cidade de Goiás e secretário Municipal Interino de Meio Ambiente)

Sebastião Rodrigues Gomes Filho (prefeito de Corumbaíba)

Cacique Urissapá Tabata Kuikuro (in memorian) – representado pelo filho Maricá Kuikuro. O cacique Urissapá inspirou Washington Novaes a fazer a série Xingu.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias