Home / Agricultura

Atos golpistas

8 de janeiro: órgãos de segurança foram alertados, diz ex Abin

Informação foi apresentada em depoimento prestado a CPMI

Imagem ilustrativa da imagem 8 de janeiro: órgãos de segurança foram alertados, diz ex Abin

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro, retornou do recesso parlamentar na manhã desta terça-feira, 01 de agosto. Como primeiro depoente, esteve presente o ex-diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Saulo Moura da Cunha.

Durante a oitiva, o ex-diretor afirmou que informou aos órgãos do Governo do Distrito Federal e do próprio Governo Federal sobre a constatação de um número incomum de ônibus que se dirigiam à capital do país. Cunha salientou que detalhou no informe encaminhado sobre a previsibilidade da ocorrência de uma manifestação com grande número de pessoas presentes.

“No dia 7, do ponto de vista de inteligência, você tem um aumento significativo desses números de ônibus. Informamos o incremento, uma atividade não usual na chegada para Brasília. Na tarde do dia 7, os órgãos de segurança do Governo do Distrito Federal e do Governo Federal já tinham, sim, a informação que teríamos uma manifestação com grande participação de pessoas” Saulo Moura da Cunha Ex Diretor Adjunto da Abin

Quando questionado sobre a possibilidade do encaminhamento dos relatórios produzidos pela inteligência ao Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele afirmou não ter condições de afirmar se ocorreu ou não.

A sessão da CPMI, foi suspensa para intervalo, e retornará as 14:30.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias