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Ford Maverick Hybrid 2023

Ford Maverick Hybrid roda mais de 800 km com um tanque de combustível

Teste: Andamos na primeira picape híbrida do mercado, lançada por R$ 244.890


		Ford Maverick Hybrid roda mais de 800 km com um tanque de combustível

Ford lança a primeira picape híbrida do mercado. A estreante Maverick Hybrid 2023 vem do Mexico combinando motor 2.5 a combustão e elétrico prometendo rodar mais de 800 km com um tanque de combustível. Apesar da vantajosa tecnologia híbrida, a Maverick Hybrid Lariat, com a mesma configuração que roda nos Estados Unidos, desembarca no Brasil custando o mesmo valor de R$ 244.890 da sua irmã exclusivamente a combustão, a Maverick FX4 Lariat.

A Ford garante que seu produto eletrificado é mais eficiente do que modelos a diesel e aponta a Fiat Toro Ultra e o Jeep Compass como exemplos. De perfil urbano, a Maverick Hybrid chega para completar a família de picapes da Ford, oferecendo o conforto e a dirigibilidade de um SUV premium, porém com mais espaço interno.


		Ford Maverick Hybrid roda mais de 800 km com um tanque de combustível

Com a nova tecnologia, a Maverick Hybrid faz 15,7 km/l na cidade, e 13,6 km/l na estrada na combinação dos motores a combustão e elétrico. Na média combinada, o consumo aferido pelo Inmetro é de 14,6 km/l, o que garante uma autonomia acima dos 800 km com seu tanque com capacidade de 57 litros de gasolina.

Teste

O consumo oficial bateu com o verificado durante o teste-drive que realizamos com a Maverick Hybrid, em São Paulo, a convite da Ford. Saímos do centro da cidade e fomos até o município de Cabreúva, no interior paulista. Já havíamos andado na versão FX4 Lariat, com motor a combustão. A híbrida, porém, de vocação urbana casou uma surpresa a mais, com destaque para o baixo consumo de combustível.


		Ford Maverick Hybrid roda mais de 800 km com um tanque de combustível

Com tração dianteira, a silenciosa e confortável Maverick Hybrid é arrastada pelo motor 2.5 Duratec, a gasolina, combinado com o motor elétrico. Juntos, rendem 194 cv e 210 Nm de torque máximo instantâneo, levando a Maverick de 0 a 100km/h em 8,7 segundos. A bateria de lítio-íon de 27 kw de potência e 1.1 kwh de capacidade, fica armazenada e bem protegida sob o assoalho do veículo, abaixo do banco do passageiro.

O motor traz acoplada a transmissão automática e-CVT com engrenagem, com seletor rotativo. Ela se adapta a um dos cinco modos de condução escolhidos (Normal, Rebocar, Escorregadio, Eco e Esportivo), otimiza as trocas entre elétrica e combustão e conta ainda com modo Low (L), ideal para subidas e descidas íngremes.


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Neste segmento, a marca já conta com a grandalhona F-150, recém-lançada no Brasil, a Ranger, de tamanho médio e que em breve terá sua nova geração no mercado, a intermediária Maverick Lariat 2.5 a combustão, e agora sua variante combinando motor a gasolina e híbrido.

Diferenças

O ponto central que diferencia a Ford Maverick Hybrid da irmã FX4 a combustão é a tecnologia híbrida. Em alguns outros detalhes as irmãs mexicanas e muito querida no mercado norte-americano não são tão parecidas assim, como nas rodas de 18” polegadas diamantadas da inédita versão híbrida e nos ganchos dianteiros.


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No interior, o painel da Maverick Hybrid ganhou a identificação do consumo de energia no lugar do conta-giros. O acabamento segue o padrão premium da Maverick Lariat FX4, assim como os itens de conveniência, conectividade e segurança presentes na versão híbrida da nova picape da Ford.

Dentre os itens estão o descansa braço na parte central, teclado para acesso ao veículo sem a chave, freio com acionamento automático (Auto-Hold)), direção elétrica com controles no volante e o banco do motorista com oito posições de ajustes elétricos, bem como uma infinidade de porta-copos e porta-objetos.


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Outros itens são a chave com sensor de presença, comando de abertura da janela traseira, central multimídia Sync, com tela de 8” polegadas e Apple CarPlay e Android Auto, o volante com ajuste de altura e profundidade, ar-condicionado dual zone e freio de mão elétrico.

Equipamentos

A primeira picape híbrida do mercado brasileiro oferece um robusto pacote de itens de segurança. Entre eles estão sete airbags com detecção inteligente de passageiros, assistente pré-colisão com frenagem de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, controle eletrônico de estabilidade e tração, câmera de ré, assistente de partida em rampa, farol alto automático e assistente de frenagem pós-colisão e outros.


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Outras tecnologias a bordo da Ford Maverick Hybrid são oferecidas no FordPass Connect. O pacote contempla o modelo com travamento e destravamento remoto, partida remota com climatização, partida remota agendada, alerta de acionamento do alarme, alertas de funcionamento, sistema de localização e monitoramento da vida útil do óleo, dentre outros.

O modelo ainda disponibiliza uma série de acessórios para uso em suas múltiplas funções do cotidiano e lazer. Embaixo do banco traseiro tem um prático e de fácil acesso compartimento, com capacidade para 58 litros.


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A caçamba da Maverick Hybrid chama a atenção pelo tamanho. Mede 516 mm de altura, 1.353 mm de largura e 1344 mm de comprimento. Suas capacidades são de 659 kg e 938 litros. Só perde para a Fiat Toro na largura e na capacidade em kg.

Suspensão e dimensões

A Maverick Hybrid traz suspensão independente McPherson e amortecedores hidráulicos com HRS na dianteira e eixo de torção com molas vetorada na traseira. A picape eletrificada da Ford mede 3.076 mm de entre-eixos, o que a torna a bastante espaçosa e confortável. No comprimento mede 5.073 mm, na altura 1.674 mm e na largura 1.84 mm. Com essas medidas, só fica atrás da Toro na altura e na largura.

Ford Maverick Hybrid roda mais de 800 km com um tanque de combustível
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