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Saiba quais blueseiros escutar nas plataformas de áudio

Diário da Manhã lista bluesman das gerações antiga e contemporânea e mostra que gênero continua respirando bem. Reportagem desvenda ainda segredos do estilo

Mestre: BB King é considerado o rei do blues - Foto: Divulgação Mestre: BB King é considerado o rei do blues - Foto: Divulgação

Está tudo no Spotify: o sentimento do canto, do solo e dos versos. É uma música simples, tocada por gente simples e sofrida, como se as notas fossem palavras. Na verdade, fala-se por meio dos sons e ritmos. A vibração desafia o racionalismo. Não pode ser desmembrada tal qual simples operação matemática, pois há mistério naquela intrigante “blue note”. “Mistérios nunca são tão simples como parecem”, ensina o mestre da guitarra BB King.

BB King estraçalhava sua Gibson ES-345. Cada bend - técnica que consiste em subir a nota à posição acima - carrega histórias, feridas expostas e lembranças doloridas. Em dada altura das memórias, lançadas por ele em 96, o músico afirma que o fim da velha Gibson preta seria também o seu. Abalado, desvencilhou-se dos amigos que procuravam contê-lo e caminhou apressadamente em direção às chamas para agarrá-la. As vigas da casa caíam quando ele a avistou e, como um raio, correra para fora com o instrumento em mãos.

Falecido em maio de 2015, aos 89 anos, BB foi um dos últimos heróis da guitarra. Dos bluesman em atividade, desses capazes de controlar o fogo para salvar sua fiel companheira, restou apenas Buddy Guy e sua Stratocaster preta de bolinhas brancas. Mas não tem mais ninguém, não? Bom, há um certo Christone “Kingfish” Ingram. Esse jovem, de 24 anos, é considerado um ponto interessante na história do estilo que se inicia com Robert Johnson, passa por Muddy Waters, se emociona com BB King e se impressiona com Rory Gallagher . 

Nascido em Clarksdale, Mississippi, Christone trafega pelos braços da guitarra desde os 10 anos. Cinco anos depois, aos 15, apresentou-se para Michelle Obama na Casa Branca. Seu projeto de vida parece ser passá-la toda sobre um palco. Nos shows, faz a Stratocaster gemer, uivar e sussurrar. O público, óbvio, enlouquece: tem voz expansiva, canto confiante e discurso atualizado aos anseios da sociedade contemporânea. Há nele muito Jimi Hendrix.

Quando colocou no streaming “662”, código de área em Clarksdale, pudemos observar uma guitarra forte. Forte e precisa, diga-se. E olhe que Christone dispensa a “fritação” de Stevie Ray e Johnny Winter. “Você tem que voltar no tempo e entender que essa música foi feita pelos nossos antepassados. Nasceu da dor e do sofrimento. Não se tratava apenas de solos de guitarra e letras dizendo ‘meu amor me deixou’”, afirma à revista “Total Guitar”.


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Nova geração: Christone ‘Kingfish’ Ingram atualiza discurso do blues - Foto: Divulgação. Marcus Vinícius Beck

Nos anos 60, Keith Richards ajudou a disseminar a ideia de que seria interessante a guitarra elétrica ocupar papel de destaque dentro do blues. Eric Clapton e Pete Townshend eram fãs do estilo afro-americano de tocar e, sobretudo, compor. Mas ninguém levava as coisas tão a sério como o stone, conhecido à época por, basicamente, tocar em pubs londrinos apertados com sua banda canções de Muddy Waters, Howlin´ Wolf, Willie Dixon e Jimmy Reed.

Keith declarou ao jornalista norte-americano David Remnick que o lance dos Stones sempre foi “levar as pessoas ao blues”. “Se pudéssemos mostrá-las a Muddy e Reed, Howlin’ Wolf e John Lee Hooker, então nosso trabalho estaria feito.” Quando foram convidados a tocar num programa televisivo americano no auge da Invasão Britânica, em meados da década de 60, insistiram em aparecer ao lado de Wolf, que nunca recebera esse tipo de exposição.

O guitarrista foi responsável por descobrir um dos segredos do blues, o qual aplicou na sua Telecaster de cinco cordas. No fim de 1968, depois de colaborar com a estrela do slide guitar Ry Cooder, Richards aprendeu a afinação em sol aberta, em que a guitarra é afinada assim: ré-sol-ré-sol-si-ré. Blueseiros do Mississippi, Robert Johnson e Son House utilizavam seus instrumentos dessa forma. “É possível ouvir outro acorde soando por trás, que você não está tocando, mas que existe. Isso desafia a lógica. O acorde está lá dizendo: ‘Vem’”, diz.


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Velha guarda: Taj Mahal deixou sua marca na história do blues - Foto: Pix Gremlin. Marcus Vinícius Beck

Além desses bluesman, convidaram Ike e Tina Turner, Buddy Guy e B. B. King para abrir shows da banda durante turnê em território norte-americano. Os Stones gravaram uma versão turbinada de “Love In Vain”, música composta por Robert Johnson, no disco “Let I Bleed”, lançado em 1969. Essas versões, no entanto, traziam arranjos que pouco, ou nada, lembravam as versões originais. Até Clapton, notório por discursos racistas, chegou a ter alguma culpa: “Eu senti como se estivesse roubando música e fui pego fazendo isso.”

Se o Cream - power trio inglês, popular nos anos 60 - acabou por isso, o virtuoso guitarrista britânico fez comentário preconceituoso durante show realizado na cidade de Birmingham, em 1976. Mas nunca parou de tocar blues. Nos anos 2000, gravou disco com BB King e, em 2004, lançou um álbum inteiro com músicas de Robert Johnson. Vendeu dois milhões de cópias. Ambos estão no streaming. São boas obras, apesar dos deslizes claptonianos.

Da velha guarda, a voz do cantor Taj Mahal é uma das mais poderosas dentre os bluesman lendários. Toca violão e guitarra com impressionante domínio técnico, aliando modernidade e poder de fogo. Já trabalhou no Brasil com o guitarrista, cantor e compositor Roberto Frejat, que criou arranjos para sua banda tocar numa das passagens pelo Brasil. O blues brasileiro, aliás, é nota dez: Celso Blues Boy, Blues Etílicos, Luiz Melodia, Jards Macalé e Barão Vermelho são alguns dos artistas que compuseram boas músicas em português. Isso sem esquecer de mencionar a banda goiana The Not Yet Famous Blues Band. Corre no Spotify.

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