Home / Cotidiano

COTIDIANO

Incêndio atinge catedral de Notre Dame, em Paris

Um grande incêndio atingiu a famosa catedral de Notre-Dame, em Paris, nesta segunda-feira (15/04), um dos pontos turísticos da cidade. Segundo informações do Corpo de Bombeiros da França, o fogo tomou conta do sótão da igreja.

André Finot, porta-voz da Notre Dame, afirmou ao jornal New York Times, que o incêndio começou por volta das 18h50, horário local, e 13h50 no Brasil. Ainda segundo Finot, a torre central da catedral caiu durante o incêndio. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, uma grande operação está em andamento e a causa do incêndio ainda é desconhecida e não se sabe se há feridos no local.

À rede de notícias britânica BBC, autoridades relataram que o fogo pode ter começado por conta de reformas que estavam sendo feitas na catedral. Na última sexta-feira (12/04), 16 estátuas que adornam os telhados do monumento foram retiradas para restauração.

A polícia francesa está tratando do incêndio como um acidente. Os bombeiros informaram também que a prioridade é retirar os turistas que estavam dentro da catedral. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, pediu em seu perfil no Twitter que os cidadãos respeitem os perímetros de segurança. De acordo com ela, “os bombeiros estão tentando controlar as chamas”.

“Um terrível incêndio está em curso na catedral de Notre-Dame em Paris. Os bombeiros estão tentando controlar as chamas. Estamos mobilizados no local com a diocese de Paris. Peço a todos que respeitem o perímetro de segurança”, escreveu.

Notre Dame

A catedral de Notre Dame recebe cerca de 13 milhões de visitantes ao ano e é o monumento histórico mais frequentado da Europa, segundo informação da AFP. Em português, Notre Dame de Paris significa “Nossa Senhora de Paris”.

A igreja, que demorou dois séculos para ser construída, é uma das mais antigas da Europa, finalizada em 1345. Ela é testemunha de diversos períodos históricos da França, como o império de Napoleão Bonaparte e a Revolução Francesa

(Foto: Reprodução/TV Globo)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias