Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Manaus pode ter imunidade de rebanho

Os estudos divulgados nesta segunda-feira, 21, na plataforma medRxiv apontaram que quando a cidade de Manaus (AM) vivenciou o pico da epidemia da Covid-19, em meados de maio, foram aproximadamente 46% da população local já havia contraído o vírus. Um mês depois, o resultado veio com o número de infectados. Que teria atingindo 65% e, nos dois meses seguintes, teria controlado esse número em torno de 66%.

No estudo dos autores, essa taxa de pacientes com a covid-19, (anormalidade alta) recomenda que imunidade de rebanho pode ter colaborado consideradamente para indicar o grande final da covid-19 na capital amazonense. 

E, o estudo indica que, o discurso sobre o vírus, levou a queda no número dos pacientes e óbitos em Manaus. A apuração mostra uma soroprevalência bem mais alta do que os estudos indicam anteriormente, diz  Ester Sabino, Professora da faculdade de Medicina da universidade de São Paulo (FM-USP) e coordenadora da pesquisa conduzida com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa  do Estado de São Paulo (Fapesp).

Por esses motivos, as análises estão sujeitas a uma serie de vieses que podem ser estabilizados, explica Buss. Um dos fatos é dos doadores de sangue, serem geralmente mais jovens e saudáveis, do que a média da população da cidade de Manaus. Os que fazem doação de sangue geralmente são do sexo masculino.

Os assuntos que são estudados pelos pesquisadores e a capacidade do teste sorológico usado, estimam em 85% para os indivíduos assintomáticos ou com as doenças leves. (A taxa de negativos, portanto, consegue chegar a 15%). Foi o que deve que corrigir o declínio artificial da soroprevalência partidário SARS-CoV-2- pesquisa que tem sido observado em inquéritos sorológicos feitos em diversos países. 

O que ficou evidente nos estudos está sendo apresentado por diversos grupos, e os anticorpos contra o SARS-coV-2 decaem, poucos meses após a infecção, e isso está acontecendo em Manaus. Isso mostra que é muito importante tomar as medidas sérias para poder haver a evolução da doença, diz Buss. 

A soroprevalência bruta encontrada no estudo, sem qualquer tipo de correção, caiu de 0,7% no mês de março, para 5,5% em abril, 39,9% em maio, 46,3% em junho, 36,6% em julho e 27,5% em agosto, isso tudo com os resultados dos modelos matemáticos, porém, os números avaliados foram apresentados 0,7%, 5%, 45,9%, 64,8%, 66,1% e novamente 66,1%.

As análises das amostras da cidade de São Paulo

As estratégias semelhantes que foram adotadas para os municípios da cidade de São Paulo, local onde os pesquisadores analisaram todas as amostras de sangue que os moradores doaram na função Pró-sangue entre o mês de fevereiro e o mês de agosto. Foram selecionadas cerca de mil amostras por mês, também foi adotado um critério de cotas geográficas para apresentar para todos os moradores de todas as regiões da cidade.

A soroprevalência bruta encontrada na grande São Paulo, variou de 0,9% no mês de março para 3% em abril, 5,3% em maio, 11,9% em junho, 9,6% julho e 12,1% em agosto, esses números foram ajustados, e foram apresentados.

As duas cidades têm curvas epidemiológicas variadas das outras, é muito complicado explicar o porquê, apenas com os resultados dos dados sorológicos, diz Buss. As informações são novas e que a soroprevalência já era muito alta em Manaus quando os óbitos começaram a diminuir.  

O que foi sugerido a contribuição da imunidade coletiva, Em São Paulo. A soroprevalência e mais baixa e a curva, mais fechada. Portanto os outros fatores tenham influencia a queda nos números de novos caso da covid-19 na capital paulista.

Ester ressalta que depois de atingir o pico de óbitos, entre os meses de maio e junho, a capital paulista entrou, em uma espécie de platô. Diferente da cidade de Manaus, por aqui a queda está tendo um avanço lento, e os dados do mês de agosto está sendo parecido com o mês de abril. Hoje temos muitas pessoas que estão sabendo da importância do uso das máscaras e o álcool em gel, os comércios estão abrindo e as cidades estão voltando ao seu normal, as escolas estão sendo mobilizadas para serem reabertas no momento, mas o que estão realmente fechados são os teatros e cinemas. 

A pesquisa tem sido muito importante para conter os óbitos e o contágio da covid-19 nas cidades, com isso os números estão caindo cada vez mais.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias